sexta-feira, 12 de junho de 2020

Scrum Master - você está fazendo isso errado

Scrum Master

Você está fazendo isso errado!

   Este artigo não tem como objetivo oferecer soluções para todos os problemas que ocorrem todas as organizações que experimentam a sua "Transformação Ágil". Nem mesmo o de oferecer soluções para as situações exemplificadas. Pretendo apenas sugerir sintomas de que algo está errado e propor uma reflexão.

   Estes sinais são uma compilação de situações que vivenciei ou vi acontecer em empresas que tentavam implementar "metodologias ágeis" ao longo dos meus vinte e alguns anos na área de desenvolvimento de software. Diga-se de passagem, o simples uso da expressão "metodologias ágeis" já me dá calafrios, visto que as praticas ágeis podem ser aplicadas a virtualmente qualquer metodologia. Ressalto: Scrum é um Framework!

   Ao longo das próximas semanas postarei mais sobre os sinais abaixo, como estes sugerem distorções da "Agilidade" e como a causa raiz destas distorções pode ser identificada e corrigida.

Sinais de que alguma coisa está errada:

  1. Se o Scrum Master é responsável por emitir relatórios de status para gestores a partir das informações da Daily Scrum: Você está fazendo isso errado!
  2. Se o Scrum Master é responsável por criar Gráficos, atualizar as Stories ou escrever Planos de Ação: Você está fazendo isso errado!
  3. Se o Scrum Master é o responsável por Incluir os Eventos na Agenda do time e registrar feriados e dias de folga: Você está fazendo isso errado!
  4. Se o Scrum Master se preocupa muito em manter o Scrum "puro" e põe o "Scrum by the book" acima das peculiaridades e necessidades momentâneas do time: Você está fazendo isso errado!
  5. Se o Scrum Master Contrata e Demite funcionários: Você está fazendo isso errado!
  6. Se o Scrum Master faz Avaliações de Performance dos membros do time: Você está fazendo isso errado!
  7. Se o Scrum Master Distribui o Trabalho ou indica como o trabalho deve ser feito: Você está fazendo isso muito errado!
  8. Se o Scrum Master é o Responsável pela Qualidade do incremento produzido na Sprint: Você está fazendo isso muito errado!
  9. Se o Scrum Master é  Responsável pelo cumprimento do Plano da Sprint, pela realização das Entregas ou pela manutenção dos Acordos: Você está fazendo isso errado!
  10. Se o Scrum Master é responsável pela Manutenção do JIRA, do Git, do Jenkins e tudo mais: Você está fazendo isso errado!
  11. Se o Scrum Master leu meia dúzia de artigos na internet (ou meia dúzia de livros) e, sem experiência nenhuma, se tornou o "guardião da agilidade" na empresa: Você está fazendo isso errado!
  12. Se a empresa simplesmente pegou o "chefe" da equipe e deu o título de Scrum Master: Você está fazendo isso errado!

   Se você reconheceu algum destes sintomas na sua organização, aproveite a oportunidade para refletir, meditar e mudar.

Tá, mas o que seria "fazer certo"?

  1. O Scrum Master é um líder-servidor, não um secretário, nem um superior hierárquico.
  2. O Scrum Master é facilitador; não é promotor, produtor, nem gestor de eventos.
  3. O Scrum Master deve defender os princípios do Scrum e do Manifesto Ágil, não as pseudorregras estabelecidas.
  4. O Scrum Master, mesmo que seja especialista de negócio ou especialista técnico, deve se lembrar de que não exerce nenhum destes papéis no time.
  5. O Scrum Master deve Guiar o time para que a Qualidade se torne Intrínseca a todos os processos; não fazer papel de Quality Assurance.
  6. O Scrum Master deve ajudar o time a se Auto-organizar e Autorresponsabilizar pelos compromissos; nunca responder pelo time.
  7. O Scrum Master deve Remover ou Orientar a Remoção dos Impedimentos; não assumir o papel de "Cara da Infra".
  8. O "Scrum Master" deve reconhecer seu Gap de Competências e conquistar patrocínio para a contração de Treinamentos, Consultorias, Mentoring ou Coaching que levem ao crescimento do time (e de si mesmo, claro).

   Como disse no início, estou apenas propondo uma reflexão, não sugerindo soluções. Vou terminando por aqui, pedindo que você deixe o seu comentário, seu feedback, seu sentimento...
Pedidos de treinamento, consultoria ou de sessões de Coaching também são bem-vindos, mas não são o objetivo deste blog (pelo menos por enquanto) ;p

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Scrum - You're doing it the right way! Or... maybe... not at all

     Once upon a time, a long time ago, in a galaxy far, far away, there was a human called John Goodsense. John was a senior Scrum Master, ...